Afroestima Salvador

AFROESTIMA SALVADOR entregará um plano educacional gratuito, online e presencial de capacitação e de mentoria, com conteúdo digital e físico, organizado por Trilhas de Aprendizagem. Oferecerá 13 módulos de capacitação ao nível estratégico e prático divididos em Trilhas de Aprendizagem, que serão responsáveis por entregar o conhecimento necessário para cada perfil de público.

O objetivo é fortalecer a atividade do turismo sustentável, com ênfase na cultura local e nos afrodescendentes, mediante o incentivo ao turismo cultural e de sol e praia, constituindo-se dessa forma numa importante alternativa econômica geradora de emprego e renda para afroempreendedores, moradores da cidade de Salvador, que trabalham como baianas, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, em blocos afro e afoxés, terreiros, feirantes e ambulantes, produtores culturais, guias de turismo e em meios de hospedagem e agências, dentre todos os outros que compõem e fortalecem a cadeia do Turismo Étnico Afro da cidade.

Atualmente, a cultura e a força de trabalho negra, apesar de ser a maior expressão nessa cadeia produtiva, ainda persiste sem ter o retorno econômico proporcional as suas atividades laborais. Entendendo a força e o potencial comercial proveniente das periferias da capital, assim como entendendo a ocupação de agentes transformadores em espaços de poder, o projeto surge como um conector entre jovens e adultos negros, visando potencializar as suas oportunidades de crescimento nos mercados em que atuam.

O AFROESTIMA irá impulsionar o potencial intelectual e financeiro desse segmento, gerando oportunidades de crescimento e se tornando um pilar fundamental na formação das futuras gerações.

PÚBLICO

Todos afroempreendedores da cadeia do turismo, a exemplo:

  • baianas;
  • capoeiristas;
  • trançadeiras, turbanteiras, aitividades ligadas à moda e beleza;
  • artistas e produtores culturais (música, dança, visuais);
  • griôs;
  • blocos afro e afoxés, samba;
  • religiões (igrejas, terreiros, lojas de artefatos religiosos);
  • feirantes e ambulantes;
  • guias turísticos, meios de hospedagem, agências e operadores de turismo;
  • profissionais de tecnologia, como programadores, web designers.

INSCRIÇÃO

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas e podem ser realizadas no site www.afroestimasalvador.com.br pelo período de 23 de julho a 16 de agosto de 2021.

DURAÇÃO

O programa terá duração de 4 meses em cada um dos ciclos de turmas oferecidas (território e ilhas), com aulas presenciais e o apoio de uma plataforma computacional para a realização de cursos online, buscando integrar inovação e interatividade.

LOCALIDADES DE ATUAÇÃO DO PROJETO

Os Ciclos 01 e 02 serão realizados nos espaços que foram agrupados como Continente, e o Ciclo 03, no espaço denominado como Ilhas, conforme listagem a seguir:

  • Ciclos 01 e 02, Continente - Centro Antigo, Rio Vermelho e Itapuã/Orla Norte;
  • Ciclo 03, Ilhas - Ilha de Maré, Bom Jesus e Ilha dos Frades.